Páginas

sexta-feira, 23 de julho de 2010

"Ibis"



Threskiornithinae
ÍbisThreskiornithinae é uma subfamília de aves ciconiformes que inclui as aves conhecidas como íbis, curicaca ou tresquiórnis, sendo que as espécies brasileiras têm nomes locais muito variados.

Os íbis são aves pernaltas com pescoço longo e bico comprido e encurvado para baixo. São na maioria dos casos animais gregários, que vivem e se alimentam em grupo. Vivem em zonas costeiras ou perto de água, ricas nos seus alimentos preferenciais: crustáceos e moluscos. O grupo está distribuído pelas regiões quentes de todos os continentes.

De acordo com a tradição popular em alguns países, o íbis é a última ave a desaparecer antes de um furacão e a primeira a surgir depois da tempestade passa. No egito antigo as aves pernaltas simbolizavam a Manhã, porque, permanecendo nos lagos, charcos ou mesmo na praia, elas eram sempre as primeiras a saudar a Aurora à medida que esta surgia vinda do Oriente. Entre os egípcios, uma ave conhecida como bennu (do verbo egípcio ueben, “brilhar”, “erguer”) – uma espécie de garça – era considerada como o emblema da Regeneração, e anunciava o reaparecer do Sol, o retorno de Osíris à luz.

Os egípcios viam na íbis, como também no marabu, um “purificador do mundo” visto estas aves consumirem carne podre e outras substâncias impuras. Por outro lado, acreditava-se que a íbis não tocava em água que não fosse perfeitamente pura. Plutarco escreveu: “Com a finalidade de se purificarem a si mesmos, os sacerdotes egípcios que são os mais escrupulosos na observação dos ritos destas aves, recolhem a água da qual a íbis tenha bebido, por isso nunca bebem água que seja impura ou suja e nunca se aproximam dela”.

Nenhum comentário: